domingo, 13 de setembro de 2009

Impressões Teatrais ...

"La Douleur" (França) / Theatro São Pedro - Bah, quando eu soube que a atriz Dominique Blanc viria para o Festival com um texto de Marguerite Duras sob a direção de Patrice Chéreau, pensei: se eu não for, "me muero"! E eu estava lá - na segunda apresentação, no dia 10/9 - pena que no Camarote Central CC6F. Digo isso porque é IMPOSSÍVEL assistir a um trabalho tão rico em sutilezas interpretativas de um lugar onde em primeiro plano vejo as mãos do "coleguinha" do camarote ao lado. Nos primeiros 30 minutos (mais ou menos) Dominique Blanc permanece basicamente corporalmente estática, sentada à mesa, e toda a sua interpretação está concentrada no rosto, num plano cinematográfico (lembremo-nos que Chéreau é um grande nome do cinema francês e que Dominique é sua atriz-fetiche), e é claro que eu perdi tudo isso. Num certo momento, a atriz se levanta, leva a sua cadeira até o procênio, prende os longos cabelos e daí em diante eu, finalmente, vejo e sinto o que se passa e é divino o trabalho. Marguerite (Dominique) relata sua angústia enquanto espera o regresso de seu marido, deportado para um campo de concentração nazista em 1945 e você vai junto, respira junto, sente, se emociona ... e ... bah, te pegaram!

Um comentário:

Deolinda Vilhena disse...

Rosite obrigada por dividir comigo seu espaço...amei! Dominique Blanc é absoluta, necessária, nutritiva, maravilhosa...vi a Fedra dela também dirigida pelo Chéreau, era de arrepiar...La Douleur é excepcional, o texto de Marguerite Duras é uma pedrada na moleira...e a programação do Poa em cena continua dando um banho na programação dos outros festivais, o Luciano Alabarse sabe das coisas...ele queria Chéreau há anos e esse ano oferece ao Brasil dois de uma vez...não perca O grande inquisidor...Chéreau é um grande ator e o texto - uma passagem dos Irmãos Karamazov do Dostoiewisky é de chorar de bonito, assisti em janeiro de 2008 em Clichy, subúrbio de Paris e amei...só discordo de uma coisa Chéreau antes de ser um grande diretor de cinema é um homem de teatro, que começou a fazer ainda adolescente no colégio, se não me fala a memória o Louis Le Grand em Paris...Beijos saudosos e bom festival...