domingo, 13 de setembro de 2009

Impressões Teatrais ...

"Simplemente El Fin Del Mundo" (Colômbia) / Teatro do Museu do Trabalho - Muita gente pode pensar: quem se interessa em ver um espetáculo oriundo da Colômbia? Eu! Me interessa o fazer teatral latino-americano. E, pois bem, lá fui eu num dia super frio e chuvoso rumo ao Centro assistir a última apresentação (dia 11/9) do espetáculo. A trama gira em torno de Luís que, depois de muitos anos de ausência, está de volta para anunciar à família sua morte próxima, acertar contas e retomar assuntos pendentes antes de se matar. Muitas frustrações, mal entendidos e rancores surgiram durante sua ausência, interrompida apenas, por alguns meros cartões postais. Tinha tudo para ser um bom espetáculo, afinal é baseado na obra de Jean-Luc Lagarce, mas não foi. Em cena tínhamos cinco atores, mas havia um sexto personagem: os ruídos oriundos de fora. Tudo bem que o Teatro do Museu é um espaço alternativo, mas um pouquinho de respeito ao trabalho alheio não faz mal à ninguém! O barulho era tanto que em muitos momentos não se ouvia os atores, tá, três deles não atuavam, somente representavam (na forma, no esteriótipo!), mas ser audível é o mínimo que se espera de um espetáculo, afinal saímos de casa para ser surpreendidos ... ¿y qué pasa? ¡Nada! ... Mas como sempre, a meu ver, algo se salva, o ator principal tem um trabalho intenso interpretativo e corporal e fez com que a saída de casa não tivesse sido em vão.

Nenhum comentário: