domingo, 28 de fevereiro de 2010

... Eu voltei ...

Meus queridos cinco leitores!
Depois de alguns dias e pequenos sustos, estou de volta à ativa!
Fevereiro se foi e parece que com ele o calor africano que fez aqui no Rio, nossa! Eu amo sol e calor, mas estava insuportável, muito além de todos os limites imaginados e permitidos para que um ser humano conseguisse simplesmente respirar. 
Passado o carnaval (festa da carne para muitos!) o ano, finalmente, começa na cidade (dita) maravilhosa. Confesso que desacostumei dessa certa lentidão que toma conta dos cariocas, mas fazer o quê? A gente leva na esportiva, acaba dando tudo certo e entre mortos e feridos todo mundo se salva.
Bem, já que o ano começou por aqui, temos trabalho e os shows voltam a acontecer a partir do dia 20/03 com os cantores e bandas que  produzo: Denise Krammer & Jequitibah de Garrafa, Marcos Ozellin e Ketubach Trio. 
A boa surpresa do ano carioca, por enquanto, é o Show "Marcos Ozzellin - Mestres do Samba" que ocorrerá no dia 22/7 (quinta), às 19h, no BNDES. Sim! Criei um espetáculo, inscrevi-o no concurso nacional e fomos selecionados para o Projeto "Quintas no BNDES 2010"! No ano do lançamento do 1º Cd do Marquinhos, "Samba Transcendental", presente melhor seria impossível! Então, agora é só aguardar o belíssimo show e esse cd que vai dar o que falar!
¡Hasta Pronto!
¡Besitos!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

... Recuerdos ...


Apolo? Apolo!
As flores e o incenso do teu templo eu os tenho ainda.
Senhor das núpcias, chama que nos faz um só, volta a me alucinar o turbilhão dos ímpetos proféticos.

Agamenon!
O grande rei e general!
Destrói o que mais amava.
Oferece a filha Ifigênia em sacrifício para abrir os mares e o barcos gregos virem buscar Helena, mulher de seu irmão, uma rainha pretensamente raptada, mas que, na verdade, se entregou ao adultério por sua livre vontade.

Um machado!
Uma lâmina fria cortando a minha garganta e a de outros:
Orestes, que mata Clitemnestra, que mata Agamenon, que matou Ifigênia.
O filho matando a mãe, que matou o pai, por matar a filha.
A filha assassinada pelo pai, assassinado pela esposa, assassinada pelo filho!
Todos enterrados às pressas no meio da noite escura!
Ponto final!

Que destruição essas minha núpcias causarão!
Frutos sangrentos da minha forçada cama nupcial.

Mas, que é aquilo?
Ali, olhe! Ao pé do rochedo.
Um corpo nu, lavado pelas águas do riacho.
Tão frio e branco!
Famintos animais selvagens à cata de comida já o encontraram e nele cravam suas presas.
Sou eu, Cassandra, meu corpo!
A virgem sacerdotisa de Apolo! Morta!


Por Cassandra (minha personagem) em "Tróia", espetáculo baseado em "As Troianas" de Eurípides.







domingo, 7 de fevereiro de 2010

2010, Cia ¿Purquá? Teatro y otras cositas más ...

Dizem que um novo ano traz novas energias, esperanças etc e tal. Sempre acreditei no poder do pensamento, da reconstrução, da fé, da vontade, do trabalho, do amor e do cosmos, mas confesso que, em termos profissionais, estava sentindo falta de novidades. Pois bem, janeiro chegou e com ele a primeira etapa de um longo e lindo processo de construção do espetáculo de estreia da nossa Cia Purquá Teatro. Nossa diretora desembarcou, direto de Montevideo, no Salgado Filho com todo o gás para dar o start no projeto. Foram dias muito intensos, fortes, de muito trabalho, dedicação, estudos, erros e acertos sob a batuta da diretora uruguaia Gabriela Iribarren. Eu, Fernando Braz, Janaina Lima e André Nascimento acertamos, erramos, brincamos, rimos e nos entregamos ... assim vai se construindo o espetáculo. O nome? Daqui a pouco vocês saberão, ainda é segredo ... Esse projeto é como um filho pra mim e "hay que esperar el tiempo cierto". Abro aqui um parenteses para falar sobre a minha felicidade de trabalhar com teatro em Porto Alegre. Em Portinho o que conta é o projeto (e não a possibilidade de ter um famoso no elenco como no Rio) e assim se consegue unir numa mesma empreitada pessoas tão valorosas em todos os sentidos. Obrigada a minha equipe gaúcha de primeiro time Coca Serpa, Rudinei Morales e Cláudia de Bem, vocês acreditaram no projeto e tenho certeza que o nosso espetáculo será belíssimo. Agradeço também a uma grande amiga e grande arquiteta, Elaine Blank - por todos os momentos de carinho, força, riso, solidariedade e dedicação - que se juntou "con las locas" nessa empreitada e vem se saindo uma ótima produtora executiva. Sem ela esse sonho ia ficar mais difícil. Agradeço também a Ju por receber com o maior carinho, por várias vezes, nós atores em sua casa para leituras e reuniões. Agradeço a minha amiga Adriane Mottola pela força, pela paciência e pela generosidade. Agradeço a Roberto Oliveira por ter nos cedido a sala do Depósito de Teatro para alguns ensaios. E agradeço a minha querida amiga Gabriela Iribarren pelo "sacode" em setembro passado, por acreditar no meu trabalho e por tornar um desejo, em comum, de dois anos atrás em realidade. Agora é a hora! ¡Dale! ¡Dale! E, acima de tudo, agradeço a Deus por me dar aos 3.6 uma nova chance de voltar a trabalhar com o que mais amo na vida: O TEATRO. Evoé! 
2010 já começou fervendo e quero mais, mais e mais. Criei um projeto musical para o "Quintas no BNDES 2010", concorri nacionalmente a uma das onze vagas e ganhei! Sim! Em breve uma produção minha estreará no palco do BNDES. 
E lá vamos nós! Em frente! ¡Arriba! ¡Adelante! 
¡Hasta Pronto! ¡Besitos!